"" firdausnoordin: A caridade nem sempre funciona

Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A caridade nem sempre funciona

Alguém me perguntou o outro dia se eu dar dinheiro à caridade. Você provavelmente poderia adivinhar minha resposta com base no título, e também tenho boas razões. 

Não tenho nada contra instituições de caridade.

A maioria tem boas intenções que visam melhorar a vida de outras pessoas. Mas eles geralmente não funcionam.



Um amigo diferente passou algum tempo no Quênia e vi de primeira mão os efeitos dos produtos Fairtrade.

Ele relatou que o Comércio Justo está fazendo mais mal do que bem. 

Mais dinheiro está sendo investido em fazendas, e as pessoas que correm no Quênia, isso é verdade. Mas jogar dinheiro em um problema raramente resolve.

É como se alguém se afogasse e jogando um colete salva-vidas e perguntando ao indivíduo que se afogava para explodir ele mesmo.

A boa intenção está lá - um colete salva-vidas certamente ajudaria alguém a se afogar (dar dinheiro às comunidades atingidas pela pobreza certamente ajudaria os necessitados), mas, na realidade, essa pessoa se afogaria porque o colete salva-vidas não é inflado e essa pessoa deve fazer uma muito mais para tentar salvar os danos causados pela boa intenção.

O dinheiro obtido com produtos Fair trade é investido em máquinas e ferramentas que funcionam bem para os ocidentais.

ferramentas


No entanto, apenas porque funcionam bem para as pessoas que vivem na civilização ocidental, isso não significa que isso funcionaria bem para aqueles que vivem em uma comunidade diferente, tendo crescido com um tipo diferente de educação em uma cultura diferente.

O treinamento raramente é dado às comunidades que recebem tratores e outras máquinas agrícolas, a comunidade esta precisando de comprar roupas para revender direto da fabrica, mais com a falta de dinheiro esta difícil comprar roupas para as crianças.

Sem treinamento adequado, como eles poderiam usar algo para o melhor de seus usos? Mesmo que eles tentem, sem um treinamento adequado, podem cometer muitos erros e prejudicar seu potencial de cultivo ainda mais.

Não é que eles exigem educação do sistema ocidental; eles exigem algo que funcione para eles. 

Muitas instituições de caridade e a empresa Fairtrade acreditam que o que está acontecendo no oeste está funcionando e, portanto, deve funcionar em todo o mundo, mas esse não é o caso.

Forçar o que acreditamos é direto sobre os outros pode fazer mais mal do que bem, mesmo com as intenções corretas.

O que as pessoas precisam fazer é dar um passo para trás e perguntar exatamente o que eles querem.

Se existe uma comunidade que está sofrendo de falta de alimentos, em vez de dar-lhes um trator, por que não perguntar o que exatamente eles precisam ou querem.

A razão de haver uma falta de alimentos (ou algum outro problema) será porque falta algo, seja conhecimento, suporte ou qualquer outra coisa. 

Isso, ao ouvir, é algo que pode ser fornecido para que o problema seja eliminado.